quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres .


Por muito pouco tempo que tenha não podia deixar de vir hoje ao blogue falar um pouco deste dia tãoo importante. A violência contra as mulheres já é muito muito antiga mas reparem, só há 10 anos é que foi instituído um dia para a sua eliminação.
Quem escolheu a data foram as Nações Unidas (ONU) e esta mesma data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva. Estas mulheres foram presas, torturadas e assassinadas em 1960 a mando do ditador da República Dominicana, Rafael Trujillo.

Hoje foram também divulgados os dados da APAV.
"A Violência contra as Mulheres aumenta 9%".

Nos primeiros meses do ano, a APAV registou um total de 8496 crimes, enquanto que no primeiro semestre de 2008 foram contabilizados 7788 crimes.
Segundo o Observatório de Mulheres Assassinadas, 26 mulheres foram assassinadas desde o inicio do ano e 43 sofreram tentativas de homicídio.
A APAV adianta também que, os maus tratos fisicos e psiquicos, ameaças e crimes sexuais no âmbito de relações de intimidade, são os crimes que tiveram um significativo aumento desde o ano passado.

Este dia foi assinalado hoje, em Lisboa, com o lançamento da campanha "Maltrato Zero", iniciativa esta que decorre em simultâneo nos 22 países ibero-americanos.
O vice-presidente da CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género), disse que o objectivo principal da campanha é alertar as pessoas para que denunciem situações de violência contra as mulheres, no sentido de ajudar a combater esta realidade.

Deixa a tua opinião.




2 comentários:

Roberta de Souza disse...

menina adorei o novo layout do blog!
Adorei o texto também.
Vou pegar o banner que vc colocou aí ok?
bj
Beta

Graça Lacerda disse...

Linda,
perdoe-me o atraso, mas foram as correrias de fim de ano, nas escolas!!

Amo você e esse blog, esteja certa disso sempre.
Bjsssssssss