terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Informações sobre o Concurso

A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) lançou no dia 12 de Dezembro de 2008, o concurso “A Minha Escola pela Não Violência”, destinado aos alunos e escolas do 3º ciclo do ensino básico e secundário na promoção de comportamentos não violentos nas relações de intimidade.
O concurso é realizado em colaboração com a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), no âmbito da campanha nacional contra a violência no namoro.
A Campanha Nacional Contra a Violência no Namoro decorre no período de 2008/2009 e pretende dar resposta aos números que apontam para uma elevada percentagem de jovens e adolescentes vítimas de algum tipo de violência durante uma relação de namoro.
A violência nas relações de intimidade começa muitas vezes antes do casamento, 25 por cento de jovens portugueses entre os 15 e os 25 anos já terão sido vítimas de violência no namoro.
No caso das relações de namoro, pretende-se desmistificar entre adolescentes e jovens a ideia de que os ciúmes ou outras formas de controlo são “normais” ou sinais de amor.
Os alunos são convidados a elaborar produtos e acções de sensibilização que promovam relações interpessoais de intimidade baseadas no respeito mútuo.
Para participar no concurso, os alunos de todas as escolas do país são convidados a elaborar trabalhos ou acções numa das quatro categorias:

- Produto multimédia (vídeo, dvd, cd-rom, entre outros);
- Cartaz ou poster; - Construção de outros materiais, com recurso a Tecnologias de Informação;
- Comunicação;
- Eventos (concertos, exposições, acções sensibilização, teatro).
Será atribuído um prémio à escola ou turma, e professor responsável, que apresentar o melhor trabalho em cada categoria, num total de oito prémios no valor de 2500 euros cada.
Será ainda distinguido “O melhor Projecto Global” apresentado em cada um dos dois níveis de ensino, no valor de 5 mil euros cada.
Todos os prémios serão convertidos na aquisição de bens/serviços que vão de encontro aos interesses/necessidades da escola ou turma vencedora.
Para mais informações sobre o concurso, deverá consultar o site
http://www.cig.gov.pt/

4 comentários:

né dias disse...

É mais um excelente concurso a nível nacional. Eu fico sempre muito contente quando vejo a comunidade escolar envolvida em alguma coisa e sobretudo se os professores apoiam e participam (e mostram interesse). Dou todo o meu apoio ao vosso trabalho. Sejam bastante criativos e usem aquilo que aprenderem para passar mensagens concisas e importantes para nós, adolescentes (afinal de contas saí da adolescência há muito pouco tempo!).

Não à Violência! disse...

É muito bom poder estar a trabalhar neste tipo de projectos..
Eu gosto muito porque apesar de ser um pouco complicado temos sempre a colaboração dos colegas e do professor!

né dias disse...

Ainda bem que sim, é sinal que estão todos envolvidos. Infelizmente há ainda muitas escolas onde isto ainda não se vê. Numas são os alunos que estão interessados em participar, mas os professores não aderem. Noutras são os professores que querem inovar neste tipo de coisas, mas os alunos são pouco participativos.
Continuem que vão no bom caminho. :)

Não à Violência! disse...

Sim . Concordo, mas penso que agora os alunos andam muito empenhados neste tipo de tarefas..
Tanto os alunos como professores :)
Obrigada :D