terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Mitos e Realidades ;)

Mito: A violência no namoro não é uma situação comum nem séria.
Realidade: A violência não é apenas um problema de adultos, também ocorre nas relações amorosas entre adolescentes.
Mito: As adolescentes gostam dessas relações ou não continuariam com o namoro.
Realidade: As adolescentes mantém as relações de namoro por várias e complexas razões, nunca por gostarem de ser abusadas.
Ninguém se mantém numa relação de abuso porque gosta, e sair duma relação violenta pode ser um processo muito difícil.
Mito: Um rapaz grita ou bate porque gosta da namorada.
Realidade: Os rapazes que agem dessa forma estão a usar a violência para controlar a namorada. Gostar de alguém quer dizer respeitar a pessoa não a agredindo.

2 comentários:

Luísa disse...

Um dos mitos que apresentam : "rapazes gritam ou batem..."
Atenção também há o contrário. É menos comum, é menos falado, mas existe.
O que acontece é que os rapazes/homens vítimas de violência ainda têm mais vergonha do que as mulheres para apresentarem esse problema.
Assim sendo, mesm em número inferior, é um caso tão grave como a violência infligida às raparigas/mulheres por parte dos seus parceiros.

né dias disse...

A violência quer por parte de homens, quer por parte de mulheres, penso eu que sempre existiu. Os números que a comunicação social nos dá e aqueles a que temos acesso por estatística não contêm ainda, em grande parte, relatos verdadeiros por parte dos homens.

O homem sempre foi e ainda hoje continua a ser um símbolo de força e virilidade - admitir que é alvo de violência por parte de uma mulher é como que um golpe no seu ego... Se formos pensar bem, conhecemos muitos homens "paus-mandados" das mulheres e quem sabe se, nalguns casos, isso não é sinónimo de algo mais.

Mas realmente é preciso despertar "as" e "os" nossos adolescentes para esta realidade e fazer-lhe ver que não é um comportamento normal o facto de o parceiro exercer qualquer tipo de abuso ou violência, seja ela física ou psicológica. Não é tolerável para ninguém.

Beijinhos,
Vanessa Dias